Compliance e cultura organizacional – Parte 1

27 de março de 2019

Compliance e cultura organizacional – Parte 1

Escrito por

Em geral os frameworks direta ou indiretamente relacionados à GRC (Governança, Riscos, Compliance) elencam os fatores humano e cultural como um princípio, componente ou fator crítico de sucesso. Com o compliance não poderia ser diferente.

O padrão ISO 19600, que traça as diretrizes para um sistema de gestão de compliance, aborda em seu item “Entendendo a organização e seu contexto” a preocupação em tratar a questão da cultura organizacional: a organização deve determinar fatores externos e internos, como aqueles relacionados aos riscos de compliance (…). Para isto, a organização deve considerar uma ampla gama de aspectos externos e internos, como o regulatório, contextos sociais e culturais (…).

Também no item que trata do “Papel da alta administração para encorajar o compliance” o padrão ISO 19600 enumera como uma das responsabilidades da alta administração a função de garantir que o compliance é incorporado na cultura organizacional e nas iniciativas de mudança de cultura.

Por fim, há toda uma seção destinada à “Cultura de compliance” no ISO 19600 onde se afiança que desenvolvimento de uma cultura de compliance requer o comprometimento ativo, visível, consistente e sustentado do corpo de governança, da alta administração e da gestão em relação a um padrão de comportamento comum, requerido em todas as áreas da organização.

Não por acaso muitas inciativas de inovação, de implantar novos procedimentos, novas ideias ou um novo modelo encontram muitas dificuldades e por vezes acabam não obtendo sucesso. Na maioria de casos assim, o que tenho observado é justamente a falta de entender os fatores humano e cultural, deixando de abordá-los explicitamente.

Mas, então, como abordar explícita e conscientemente a cultura organizacional, aumentando as chances de sucesso na implantação do compliance? Existe um caminho para isto, assim como ferramentas e informações que podem – e devem – ser utilizadas a nosso favor.

Sigam os próximos posts, neles vou apresentar algumas ideias, insights, ferramentas e informações objetivando trabalhar a cultura organizacional para implantação do compliance.

Forte abraço!

Todas as citações da ISO 19600 foram traduzidas livremente da versão em língua inglesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *